01 de setembro de 2018

Lula é prova de que basta ter vontade política para melhorar a vida do povo brasileiro. Pernambuco é um dos símbolos do compromisso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o combate à pobreza e à miséria.

Com as politicas públicas de transferência de renda, Lula e Dilma tiraram 36 milhões de brasileiros da miséria. Só no estado de Pernambuco, mais de 1,1 milhão de famílias eram atendidas mensalmente pelo Bolsa Família em 2016 e mais de 2 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza desde 2011.

Para além dos números que impressionam, Lula foi o presidente que mais olhou pelo povo brasileiro. Ele viu e ouviu seus problemas de perto. Prometeu melhorias e cumpriu.

Em 2003, em seu primeiro ano como presidente, Lula reuniu 30 de seus 34 ministros e, em sua primeira viagem, conheceu áreas pobres de Teresina e de Recife. Um dos locais escolhidos foi a comunidade de Brasília Teimosa, em Recife, uma ocupação urbana localizada ao lado do bairro de Boa Viagem, um dos mais nobres da capital pernambucana.

Brasília Teimosa recebeu esse nome por ter surgido na mesma época da construção de Brasília. Todos os dias, os moradores eram retirados de lá e, no dia seguinte, “teimosamente’, voltavam a ocupar o local.

A ocupação foi crescendo e chegou à orla. Em 2003, os moradores “haviam construído suas casas sobre palafitas no mar. As pessoas viviam sob condição precária, insalubre, com dejetos no mar, rato e barata”, relembra o ex-prefeito de Recife João Paulo. Lula visitou casas, conversou com as pessoas e prometeu mudanças.

João Paulo conta que Lula levou toda a sua equipe de ministros para planejar o projeto. Três anos após a visita de Lula, em 2006, foram entregues as primeiras casas às famílias assentadas no processo de urbanização.

Bastou a decisão política de querer ajudar o povo que a mudança chegou. Foram feitos saneamento e esgoto para todo o bairro. Os equipamentos e equipes de saúde foram reforçados. Foi construída a avenida Brasília Formosa e ao menos 5 mil famílias foram auxiliadas na regularização fundiária em Brasília Teimosa.

Em Pernambuco, terra natal de Lula, os governos petistas entregaram mais de 83 mil moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida e contrataram mais de 65 mil novas moradias, totalizando 148, 7 mil unidades.