10 de agosto de 2016

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, respondeu a uma carta do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, agradecendo por seu apoio ao acordo de paz celebrado entre o governo da Colômbia e a guerrilha das FARC no final de junho.

Lula várias vezes manifestou seu apoio ao processo de paz para encerrar o mais longo conflito armado do hemisfério ocidental. Em abril de 2013, Lula mandou uma mensagem para encontro sobre o tema e em 2014, em entrevista a uma rádio colombiana, disse que “a paz na Colômbia é um objetivo não apenas de um país, mas de toda América Latina”.

Leia a íntegra da carta:

Querido Presidente,

Obrigado por seu valioso apoio ao processo de paz  que concluímos com as FARC. Há poucos dias concluímos um acordo histórico para por fim a um conflito armado de cinco décadas que causou inúmeros pesares ao nosso país.

Um país em paz não apenas significa estabilidade  nacional, mas também regional. Temos trabalhado arduamente para encerrar o mais longo conflito armado do Hemisfério Ocidental. Esperamos que o acordo final seja concluído assim que possível.

Agradecemos sua mensagem de felicitações  pelo acordo alcançado. A confiança do mundo recai sobre nossa habilidade para implementar os acordos e fazer uma paz estável e duradoura.

 Permita-me reiterar nossos sentimentos da mais alta estima e consideração pessoal.

Juan Manuel Santos