07 de julho de 2011

Trazer para o primeiro plano da agenda nacional a temática da juventude e suas emergências foi o objetivo do Projeto Juventude, desenvolvido em um momento em que o Brasil tem 20% de sua população na faixa entre 15 e 24 anos. São 34 milhões de pessoas que enfrentam problemas diferenciais relacionados a sua condição etária, sendo também cidadãos de reconhecido potencial criativo e mobilizador.

O amplo e pluralista processo de interlocuções resultou em um diagnóstico sobre a juventude brasileira hoje, um conjunto de diretrizes e orientações estratégicas e uma agenda detalhada de avaliações, recomendações e propostas específicas sobre os diversos temas relacionados, como educação, emprego, cultura, esporte, saúde, drogas, lazer, segurança pública etc.

O Projeto Juventude teve como equipe executiva os diretores do Instituto Cidadania Paulo Vannuchi e Pedro Paulo Martoni Branco e as consultoras especiais Helena Abramo e Regina Novaes. Foi realizado com o apoio das empresas CBMM, Telemar, Usiminas e Vale do Rio Doce. Em junho de 2004, os resultados desse trabalho foram entregues ao presidente da República e a lideranças do Congresso Nacional.