07 de julho de 2011

Aperfeiçoar a institucionalidade democrática, incluir mais cidadãos na vida política ativa do país, aprimorar a qualidade da representação política popular, aumentar a transparência da política, combater a corrupção na administração pública e a promiscuidade entre os atores públicos e os atores privados. Esse foi o horizonte que orientou o Projeto Reforma Política.

Combinando a reflexão intelectual com a experiência acumulada pelas lideranças político-partidárias e com a experiência da sociedade civil, o projeto teve seminários coordenados por Francisco de Oliveira e deu origem ao livro Reforma Política e Cidadania, lançado em junho de 2003 pela Editora Fundação Perseu Abramo.

Organizado por Maria Victoria Benevides, Paulo Vannuchi e Fábio Kerche, o volume reúne 18 estudos elaborados por 21 reconhecidos especialistas no tema e traz também o conteúdo dos seminários realizados entre abril e junho de 2002 em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

O Projeto Reforma Política, apresentado à Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, forneceu subsídios valiosos para a proposta que tramita no Legislativo.