23 de junho de 2022
Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (23) que a ideia do governo de fazer uma CPI para investigar a Petrobras por causa dos preços é uma tentativa de transferir para a companhia a culpa pelo fato de gasolina, diesel e gás de cozinha estarem muito caros, provocando dificuldades para todos os brasileiros. Lula destacou que a responsabilidade pelos preços dos combustíveis é do governo.

Em entrevista à Rádio Difusora, de Manaus (AM), o ex-presidente voltou a dizer que faltam coragem e vontade política ao governo para mudar a política de preços, que passou a ser dolarizada após o golpe na presidenta Dilma. “Bolsonaro não tem coragem, ele tem medo dos acionistas; tem medo, quem sabe, do Guedes. Ele não quer mexer. Jogou a culpa nos governadores. E agora quer fazer CPI para jogar a culpa na Petrobras. A culpa é do governo e somente do governo. A gente não tem governo porque Bolsonaro não governa, ele não vai ao palácio para trabalhar, ele não trabalha, ele só faz fake news”.

Lula afirmou que o governo tenta destruir a Petrobras a cada passo, destruir a imagem, o crescimento e o investimento da empresa.  “Eles privatizaram os gasodutos que nós tínhamos feitos. Eles já privatizaram a BR, com argumento para a população de que, se tivesse muitas empresas vendendo gasolina, ela seria mais barata. Hoje temos 392 importando, vendendo a preço estrangeiro, quando é retirada do nosso solo e do fundo do mar em reais”.

O ex-presidente disse também que, em vez de CPI da Petrobras, deveria haver uma CPI sobre Bolsonaro e o governo. “Deveria fazer uma CPI sobre o Bolsonaro, sobre o governo, sobre as mentiras do governo, sobre as mazelas da vacina, sobre as mazelas do comportamento dos filhos dele, sobre as mazelas daquele amigo dele que nunca foi investigado”.