04 de julho de 2014

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite desta quinta-feira, do Encontro do PT Paraná ao lado da presidenta Dilma Rousseff e da senadora Gleisi Hoffmann.

Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.

Com o slogan “Mudar é olhar pra frente”, o encontro foi marcado por discursos que ressaltaram a necessidade de continuar o ciclo de mudanças em curso no país. O papel crucial da juventude neste processo também foi destacado.

Dilma ressaltou que “muda melhor quem já fez e sabe mudar”. Ela falou das realizações do governo e destacou reformas necessárias, como a urbana e a política, sendo esta última essencial para tornar a política mais ética, transparente e participativa.

As ações de combate à corrupção também foram tema da fala da presidenta. “Combatemos sempre a corrupção”, afirmou, citando a Lei de Acesso à Informação, o Portal da Transparência, o fortalecimento da Polícia Federal e a instalação da Comissão da Verdade como exemplos.

“Só pode fazer mais pelo país quem já fez. Quem não fez nada, não pode”, afirmou Lula, que dirigiu seu discurso especialmente à juventude. “No dia em que o jovem parar de querer mais, deixará de merecer o que tem. Temos que querer sempre mais”

O ex-presidente destacou, no entanto, a importância de manter um referencial: “muitos hoje não sabem, mas perguntem aos pais de vocês o que era o Brasil de 2002”.

Gleisi lembrou que muito do que foi feito durante os governos Lula e Dilma era considerado impossível e destacou: “os que pregavam o discurso do medo perderam”.