Veja os números do combate às fake news diante da campanha mais mentirosa da história

Às vésperas do segundo turno, o Verdade na Rede apresenta os números do enfrentamento à campanha mais mentirosa da história.

Compartilhar:

A poucos dias do segundo turno das eleições, já é possível dimensionar o desafio de enfrentar fake news diante da campanha mais mentirosa da história. O Verdade na Rede integra a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuando de forma incansável no combate às mentiras, ameaças e discursos de ódio produzidos pela campanha de Bolsonaro.

Viciado em mentir, ofender e desinformar, o atual presidente nunca desarticulou sua máquina de espalhar fake news e favorecer narrativas enviesadas da realidade. Fez isso infringindo leis, usando a máquina pública e abusando do poder econômico. Diariamente, despejou (e segue despejando) no debate público calúnias, ataques e ofensas atacando a honra e o legado de Lula.

Para combater tudo isso, o Verdade na Rede atuou em diversas frentes:

  1. Recebimento de denúncias de fake news (enviadas por você, via WhatsApp ou formulário do site);
  2. Cadastramento de desmentidos publicados por agências independentes de checagem;
  3. Publicação de conteúdos inéditos, no site Lula e nas redes sociais, com desmentidos e educação midiática;
  4. Organização de milhares de voluntários para ajudar no combate à mentira nas redes; e
  5. Abastecimento dos advogados da campanha com denúncias a serem judicializadas.

Tudo isso só foi possível porque ao nosso lado tem GENTE DE VERDADE. Aqui não tem robô, nem automação, nem ódio. Todos os dias, lutamos contra uma estrutura robusta (e ilegal) de fabricação e disseminação de mentiras em escala industrial: o gabinete do ódio, um dos pilares da campanha de Bolsonaro.

A voz da verdade ecoou e incomodou o bolsonarismo, que tentou nos calar mas não conseguiu. Após uma decisão judicial desfavorável, restabelecemos nossas redes sociais e passamos a ser procurados por ainda mais gente interessada em combater a mentira e o ódio.

De março até hoje, o Verdade na Rede recebeu 22.451 denúncias, cadastrou 1.028 desmentidos de fakes publicados por agências de checagem e publicou 718 conteúdos próprios.

Nossos conteúdos chegam diretamente no WhatsApp de 33.454 pessoas interessadas em defender a verdade diante da campanha mais mentirosa da história. Além disso, organizamos 17.867 voluntários de combate às fake news, atuando nas redes sociais e em grupos de WhatsApp e Telegram.

Nos tribunais, a campanha de Lula acionou o TSE e obteve 29 vitórias judiciais — e derrubada de conteúdo mentiroso das redes sociais do gabinete do ódio — em relação a mentiras.

Esses números nos orgulham, ainda que tenhamos a consciência de que esta briga é desigual. O lado de lá conta com uma estrutura gigantesca e profissional, enquanto nós atuamos de forma orgânica e voluntária. Porém, temos algo valiosíssimo que eles nunca terão: a verdade.

A campanha do ex-presidente Lula não precisa mentir para ter eleitores, enquanto o outro lado tem apenas a farsa como “ativo”, por isso estão à frente da campanha mais mentirosa da história. Lembremos: Bolsonaro só foi eleito porque mentiu tanto que, em 2018, o país não estava pronto para evitar a tragédia que ele representava. Eleito, ele nunca deixou de mentir mas, agora, tem contra si a sua própria gestão, seus atos desastrosos, sua negligência, seu projeto de morte.

As eleições estão chegando e sabemos que a luta não termina. Defender a verdade é um compromisso de vida e não acaba no próximo domingo. Por isso é tão importante eleger Lula 13 e reconstruir o Brasil!