02 de março de 2020
Foto: Ricardo Stuckert

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff participaram nesta segunda-feira (2) do debate La Planète en Commun, da campanha da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, à reeleição. Lula fez uma longa reflexão sobre o papel da política na sociedade e sobre as reflexões mais urgentes à esquerda como o debate da desigualdade.

“Hoje o mundo está assustado com o corona vírus. Quantas crianças morrem de fome todos os dias no planeta terra e nós não ficamos comovidos com isso?! Estamos perdendo a solidariedade? Quando vamos reagir e voltar a ser humanos outra vez?”, provocou Lula.

O ex-presidente classificou Anne Hidalgo como uma mulher revolucionária. “Não é porque ela porque ela faz uma ponte, porque ela entrega uma obra. É porque ela trata o povo de Paris como seres humanos. E pensa uma cidade humanizada”.

Assista o vídeo com o discurso completo:

Próximos encontros

Nesta terça-feira (3), Lula se reúne com o economista francês Thomas Piketty, autor de “O Capital no século XXI”. “Amanhã tenho uma reunião com o ThomasPiketty pela manhã. Eu quero convocar a humanidade a ficar indignada com a desigualdade. Se tenho um sonho é repartir de forma mais igualitária as riquezas que temos hoje. Por um mundo mais humano”, adiantou Lula.

À noite, Lula participa do Festival Lula Livre, no Teatro du Soleil. O evento também contará com o lançamento da edição em francês do livro Ä Verdade Vencerá.