16 de julho: Verdade na Rede promove Dia de Combate ao ódio e às Fake News com atividades nas redes e nas ruas

Compartilhar:

A menos de três meses para as eleições, já estamos vendo os efeitos nefastos que a disseminação da mentira e do ódio provocam na sociedade. Em 2018, as fake news correram soltas e ajudaram a eleger o pior governo da história. Mas agora vai ser diferente.

O próximo sábado, 16 de julho, é Dia de Combate às Fake News e ao Ódio e serão realizadas diversas ações, nas redes e também nas ruas. A proposta é aprimorar o talento das pessoas em identificar, desmontar, desmentir e denunciar fake news.

A iniciativa é do Verdade na Rede, projeto de combate a fake news que, desde 2020, atua criando conteúdo educativo, recebendo denúncias, organizando desmentidos e encaminhando ações judiciais para restabelecer a verdade. 

As atividades acontecerão em diversas cidades ao redor do país, como Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Sorocaba. 

Com o Verdade na Rede, mentiroso não se cria!
Este é um convite para que mais brasileiros juntem-se a nós para destruir as fake news.

Lema da campanha
Mentira não paga boleto! Enquanto o bolsonarismo conta com robôs para espalhar mentiras e ódio NÓS CONTAMOS COM VOCÊ para espalhar a verdade. 

Atividades
No dia 16, teremos Oficinas de Combate a Fake News e ao Ódio, em que ensinaremos o que é fake news, como identificá-la, como denunciar e como contar a verdade — mostrando as ferramentas e práticas que utilizamos. 

Outras atividades, nas ruas, serão a panfletagem “Mentira não paga boleto” e o  Baralho das Fake News, um jogo desafiador que mostra de forma lúdica diversas fakes e verdades espalhadas por aí. 

Como participar
Os interessados nas ações do dia 16 devem preencher este formulário para receber informações detalhadas, como as datas e cidades das atividades, e confirmar sua presença.E não é só isso. O Verdade na Rede vai viajar o Brasil em novas datas e levar o mesmo formato de evento a mais regiões e pessoas. Tudo será divulgado aqui no site e também nas nossas redes, Instagram, twitter, Facebook e TikTok, e grupos de WhatsApp.

Vamos juntos pelo Brasil, restabelecer a verdade e reconstruir o país!