Lula sobre Amazônia: preservação com progresso e dignidade para o povo

Em entrevista, ex-presidente diz que o progresso precisa chegar à floresta com respeito às peculiaridades regionais e sem desmatamento

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30), durante entrevista à Rádio Brasil FM, de Manaus (AM), que o Brasil do futuro tem como desafio e oportunidade a preservação com progresso. Explorar a Amazônia preservando o meio ambiente e cuidando das pessoas que moram na região.

“Esse é o grande desafio que está colocado para o Brasil, mas também a grande oportunidade. Eu disse ontem, em um encontro com parlamentares europeus, que a gente não quer transformar a Amazônia em um santuário da humanidade. Existem pessoas que moram na área das florestas. Essas pessoas precisam viver dignamente. Tem que morar, (tem que ter) água para beber, um tratamento civilizado e digno. Essas pessoas precisam ser tratadas com respeito”, disse.

Segundo Lula, o progresso precisa chegar na Região com respeito à floresta e as peculiaridades regionais da Amazônia Legal. “Nós temos que saber que é plenamente possível não fazer mais desmatamento e queimada, explorar a riqueza da biodiversidade existente para que a gente possa tirar dessa riqueza, quem sabe, o fortalecimento de indústria na área de fármaco, cosméticos, para que a gente possa garantir não apenas proteção planetária para o clima, mas extrair dela a riqueza necessária”, comentou.

“Eu pretendo discutir como é que o povo ribeirinho vive, como é que os nossos pescadores veem…Muita gente depende da natureza para sobreviver financeiramente. Se nós ganharmos as eleições, quero fazer uma reunião com todos os governadores, dos 27 eleitos, para que a gente discuta um banco de infraestrutura, as coisas mais importantes em cada estado, para que a gente possa gerar emprego e oportunidade para as pessoas sobreviverem bem”, completou o ex-presidente.

Amazonas como celeiro

“Temos que fazer com que pesquisadores do mundo inteiro, administrados pela soberania brasileira, possam indicar o que podemos tirar de proveito da Amazônia para o próprio povo da Amazônia e quiçá para o povo brasileiro. Algo com muito carinho, um processo de inovação para que a gente possa garantir que não haverá empresas poluidoras. Vamos levar empresas novas, modernas, e tentar discutir a economia verde, que é uma coisa bastante inovadora. O estado do Amazonas como celeiro, o experimento para a gente criar um novo tipo de indústria no país”, completou.

Lula visita Manaus (AM) nesta quarta-feira (31/08), onde participará do ato Todos Juntos pelo Brasil e pelo Amazonas. Ele também visitará a fábrica da Honda, na Zona França de Manaus, e o Museu da Amazônia, onde se reunirá com 35 entidades e movimentos sociais para falar de desenvolvimento sustentável na região.