10 de agosto de 2018

Como apontam todas as pesquisas eleitorais, Lula é líder isolado. Em Alagoas, não é diferente. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (10/8), mostra que, nesse estado, Lula (PT) tem 57% das intenções de votos, muito à frente do segundo colocado (Jair Bolsonaro-PSL) que tem apenas 10%.

A pesquisa do Instituto Ibrape foi realizada entre 18 e 22 de julho e, portanto, ainda considerava entre os presidenciáveis o alagoano Fernando Collor (PTC), que em seu próprio estado aparece com somente 4% das intenções de voto. Nas posições seguintes estão: Marina Silva (3%), Ciro Gomes (2%), Álvaro Dias (1%) e Geraldo Alckmin (1%). Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa. Os brancos e nulos somam 17% e indecisos ou não sabem aparecem com 5%.

O levantamento foi feito junto a duas mil pessoas e a margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. (registro no TSE – AL-09280/2018). Acesse aqui a pesquisa: Pesquisa-Ibrape-Alagoas

No Piauí também não é diferente. Lula é líder disparado com 68,43%, aponta pesquisa do Instituto Amostragem, divulgada em 2 de agosto.

Lula candidato

O Partido dos Trabalhadores já confirmou Lula como o candidato à presidência da República em 4 de agosto e o registro de sua candidatura será feito no próximo dia 15 de agosto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Lula pode concorrer às eleições uma vez que ainda há recurso para ser julgado em instâncias superiores. A candidatura é garantida pela Lei da Ficha Limpa que prevê que, sob essas condições, os candidatos têm até a data da diplomação para reverter a inelegibilidade. A Constituição também assegura a manutenção dos direitos políticos até que o processo transitado em julgado, ou seja, até a última instância.