28 de abril de 2022

Com mais de 22 milhões de seguidores em suas redes sociais, a advogada Deolane Bezerra não se furta na hora de se posicionar e opinar sobre assuntos urgentes para a sociedade brasileira. Ficar em cima do muro? Nem de longe. Desde que se tornou figura pública, a criminalista se consolida cada vez mais por sua personalidade destemida e opiniões fortes. Casos de injustiça e de violência contra a mulher a motivam diretamente, e ela sempre está lá, dizendo o que pensa. Depois de viralizar mais uma vez em vídeo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a influenciadora foi alvo do ódio e das fake news de Bolsonaro, sua família e seus apoiadores. Enquanto Bolsonaro se ocupa em destilar ódio, a inflação de abril bate recorde e é a maior em 27 anos.

Não é de hoje que doutora Deolane critica os desmontes vergonhosos promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro. Diante da possibilidade de ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato nas eleições de outubro, passou a apoiá-lo publicamente. “Eu amo esse cara. Te amo, veinho!”, disse em entrevista a um podcast.

O Lula trouxe para quem é pobre, como eu era pobre na época, coisas que não eram acessíveis. Carro popular ninguém tinha, e passou a ter. Picanha ninguém comia. O povo comia salsicha, comia ovo, mas a picanha virou uma carne normal no governo dele. Faculdades, cursos técnicos… O cara fez um monte de coisa! Fez o Bolsa Família, que o povo fala que é esmola. Não é esmola, cara, o povo morria de fome. O cara tirou a morte de ser uma certeza na vida de muita gente.

Doutora Deolane

Além do direito à justiça para todos e todas, Deolane e Lula compartilham outra característica em suas vidas. É que a criminalista nasceu no interior de Pernambuco, em Vitória de Santo Antão. Foi criada pela mãe, que tinha uma pequena lanchonete, e mudou-se para o Grajaú, em São Paulo, em 1996. Teve uma banca de brinquedos, ingressou na faculdade de Direito e trilhou o caminho do Direito Criminal.

+ Entre em um de nossos grupos de Whatsapp e torne-se um Agente da Verdade!

Nesta semana, ela anunciou em suas redes, vestindo vermelho dos pés à cabeça, que estava indo cuidar de “assuntos importantes”. Era um encontro com Lula, que rendeu um excelente meme quando o ex-presidente repetiu o bordão típico da Doutora Deolane: “Esquece! O pai tá estourado!”

O encontro da Doutora Deolane com Lula e sua noiva, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, explodiu nas redes sociais. Só no perfil de Lula, foram mais de 200 mil curtidas. “Te amo, painho”, escreveu ela. “Tô fechada com você e não abro mão!” Tudo isso aconteceu em São Paulo, mas pisou no calo de quem deveria estar em Brasília trabalhando pela nação. Ele mesmo, Jair Bolsonaro, repostou a foto dos dois com a legenda “feitos um para o outro”. Talvez nesse ponto, em específico, o presidente não esteja de todo errado. O problema é que, para a surpresa de ninguém, logo depois criou uma fake news para alimentar sua milícia digital e disseminar ódio contra a Doutora Deolane.

+ Como denunciar mentiras e fake news do bolsonarismo

Numa manobra suja e típica do gabinete do ódio, Jair Bolsonaro publicou um trecho de uma entrevista da advogada, sem qualquer contexto, para dar a entender que ela havia se tornado quem é por “gostar de defender bandido”. Sua intenção é a de insinuar que as conquistas de Doutora Deolane são frutos de negócios ilícitos, e não do trabalho duro que ela realiza e que, há pelo menos cinco anos, lhe permitiram viver o sonho de infância de viver sem passar necessidades financeiras. Tendo a Bíblia como livro de cabeceira para ajudar em momentos de aflição, a viúva de MC Kevin, morto de forma trágica em maio do ano passado, e mãe de três filhos, se divide entre a atuação na advocacia e a carreira como influenciadora e DJ.

Deolane contra Fake News

“Sabe o que me incomoda? Fake News. Porque ele sabe que foi assim que se elegeu. Muito fácil pegar trechos de entrevistas e cortar, né? Deve estar com pouca coisa para fazer para estar postando coisa minha. Eu heim…”, escreveu ela em seu perfil no Twitter.

Fosse Bolsonaro um presidente sério, teria, sim, muito o que fazer. Como lidar com a crise instituída no Ministério da Educação, que se transformou em um balcão de negócios, com o bolsolão do asfalto, a alta da inflação ou os preços impagáveis dos alimentos e combustíveis hoje. Mas não. Sua prioridade é disseminar mentiras e instigar sua base de seguidores a atacar pessoas públicas, artistas, e qualquer um que ouse dizer a verdade sobre o desastre que é seu governo. Foi assim que Doutora Deolane foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter no dia do encontro.

@verdadenarede Deolane explica a farsa bolsonarista! #verdadenarede #fakenews #bolsonaro #deolane #deolanebezerra #politicabrasil #forabolsonaro #bastadefakenews ♬ som original – verdadenarede

“Como ter opiniões contrárias incomoda, né? Eu tenho a minha opinião política, mas não vou ao Instagram de ninguém zingar quem tem opinião contrária”, rebateu Doutora Deolane em seus Stories no Instagram. “A que ponto chegamos! Um presidente da República, que deveria estar ocupado com mil e uma coisas, está me ofendendo no Twitter, no Facebook, porque eu apoio um adversário seu.”

Na série de vídeos, a Doutora Deolane ainda revelou que chegou a ser sondada por pessoas próximas ao Palácio do Planalto. “Há alguns meses a equipe estava atrás de mim, mas eu não aceitei porque eu tenho princípios políticos meus, mas eu não obrigo ninguém a pensar igual a mim. O voto é livre, graças a Deus.”

“Sabe o que incomoda? É ver fake news. Ele cortar trechos de entrevistas minhas pra usar contra mim, sabendo que foi assim que se elegeu, não é, seu presidente? Você se elegeu em cima de fake news. Agora não venha espalhar fake news da minha profissão. Eu sou uma advogada criminalista e defendo a lei! Pega a matéria completa e publica. Não fica colocando trechos para deixar seus eleitores mais alienados ainda”, completou.

“Estou falando isso porque o digníssimo Presidente da República cortou um trecho de uma entrevista minha a um podcast. Fiquei surpresa por incomodar um presidente simplesmente por tirar uma foto com um de seus adversários. Naquela entrevista, estava falando que, entre clientes que mentem para os advogados e aqueles que assumem que praticaram algum ilícito penal, prefiro os segundos. E outra: a pessoa só se torna ‘bandido’ quando tem sua sentença transitada em julgado. O termo ‘bandido’ não existe no Direito Criminal: é réu, culpado e inocente”, continuou.

Doutora Deolane ainda defendeu o direito à liberdade de expressão “amparada e garantida pela Constituição Federal. “Cada um se manifesta livremente. E senhor presidente, ofender a minha profissão, de advogada criminalista, não te torna melhor que eu. “

Não compartilhe e siga denunciando!

Como bem explicou Doutora Deolane, e os leitores do Verdade na Rede sabem de cor, a estratégia deles é tentar repetir 2018 e nos afogar em mentiras. Sempre que se vê acuado, Bolsonaro cria cortinas de fumaça a cada notícia negativa veiculada sobre o seu governo (e são muitas). Essa estratégia não é nova, mas é extremamente eficaz. Com suas declarações absurdas, o presidente pauta a mídia e as redes sociais dia após dia, deixando as más notícias sobre sua administração em segundo plano.

E vale sempre reforçar: não compartilhe fake news. Qualquer publicação, mesmo que em tom de denúncia ou indignação, ajuda a aumentar a propagação delas, que visa confundir o debate sério e mudar o foco para a discussão que realmente importa. Ou seja, a sua denúncia acaba virando divulgação daquele conteúdo com que você não concorda.

Verdade na Rede concentra as vacinas já produzidas para o vírus bolsonarista da mentira. Você que já tomou a primeira, a segunda e a terceira doses da vacina contra o coronavírus: é hora de se imunizar contra as fake news na internet. Busque vacinas e imunize seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, de igreja e quem vier espalhar mais uma lorota das milícias digitais.

O caminho para a verdade é simples e conta com o apoio da nossa equipe. Os passos são os seguintes:

1 – Viu uma mentira?

Não a divulgue, nem para seus amigos mais próximos. Bolsonaro quer nos afogar nas suas falsidades. Saia dessa. Respire fundo, entre em https://lula.com.br/verdadenarede/ e busque uma vacina para as fake news que não param de pingar nos seus grupos de zap.

É só ir no campo de busca e digitar uma palavra marcante da notícia falsa.

Responda a mentira com uma verdade. O nosso site reúne o material das agências de checagem e conteúdo próprio. É preciso desmontar os argumentos falsos e as narrativas fantasiosas do bolsonarismo. Ao responder à mentira, encaminhe uma das vacinas, aproveite e já envie algumas das realizações dos governos do PT para gerar um debate produtivo e sem briga.

2 – Não encontrou uma vacina?

Denuncie a fake news com a qual você se deparou. Você pode fazer isso em nosso site, clicando no botão vermelho DENUNCIE AQUI. Produziremos novas vacinas a partir das novas cepas do bolsovírus. Além disso, nosso time jurídico irá avaliar a sua denúncia e, se for necessário entraremos em contato para maiores informações.

3 – Como seguir informado?

É só se cadastrar em um dos nossos grupos de WhatsApp. Eles estão na página inicial do Verdade na Rede. Estaremos sempre de olho. Procurando as mentiras que circulam nas redes e em grupos de WhatsApp e Telegram e trazendo a verdade.

Além disso, os grupos também serão espaço para trocar informações e técnicas para eliminar as fake news. Seja um agente da verdade!

Vamos neutralizar o Bolsovírus e respirar os ares da democracia e da verdade. Vacine-se contra as fake news. Embarque no nosso mutirão!