27 de setembro de 2021

Em seus oito anos de governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva trilhou a certeira via para o desenvolvimento do país. Prova disso é que Lula tinha a aprovação recorde de 87% da população brasileira quando deixou o mandato. Lula e os governos do PT mostraram que o Brasil tem jeito, promoveram desenvolvimento econômico com inclusão social e, no caminho, transformaram o país na sexta economia mundial.

Certeira via foi incluir o pobre no centro do orçamento e erradicar a fome no país. Foi criar o maior programa de transferência de renda do mundo (o Bolsa Família), tirar 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza, criar 22 milhões de empregos, criar e transformar em lei a política de valorização do salário mínimo e promover políticas de inclusão educacional, como o Prouni e o Reuni.

Os caminhos para tirar o Brasil do caos e do desespero em que se encontra precisam passar pelo desenvolvimento econômico e social com centralidade na biodiversidade. “As oportunidades para um país como o Brasil em biotecnologia, em manter a floresta de pé, em investimentos em energia solar e eólica, particularmente na região Nordeste colocam o conhecimento – pesquisa científica e tecnológica – e a preservação do meio ambiente como centrais em qualquer futuro que o país precisa voltar a construir para gerar empregos, renda e qualidade de vida para sua população”, afirmou Lula em entrevista à revista inglesa New Internationalist.

A certeira via levou o Brasil ao centro do tabuleiro da política internacional durante os governos do PT. A cooperação internacional foi chave para a superação dos problemas globais e das desigualdades em nível internacional – como os debates sobre mudanças climáticas e a superação da crise econômica global de 2008. “Nós devemos ter acordos estratégicos com a China, claro, e também com os EUA e com a Europa, porque o Brasil precisa mostrar o seu tamanho e a sua importância para o mundo”, afirmou Lula em entrevista para o programa The Heat, da emissora chinesa CGTN.

Clique aqui para baixar a figurinha da certeira via para whatsapp.