Lula não usa ponto eletrônico. Desesperados porque perderam o debate, bolsonaristas espalham mentiras

Para defender o candidato agressivo, despreparado e sem propostas, bolsonaristas desesperados agora mentem até sobre a orelha de Lula

Compartilhar:

Todo debate é a mesma coisa: Bolsonaro mente, erra as palavras, se exalta, gagueja e não consegue apresentar um só feito de seu governo de destruição ou qualquer proposta para resolver os problemas que ele mesmo criou. Enquanto isso, o experiente Luiz Inácio Lula da Silva se apresenta de forma inteligente e tática, sabendo dialogar com seus eleitores. Sem ter o que dizer para defender o presidente que não trabalha e não tem temperamento para o diálogo, bolsonaristas agora inventam que Lula usou ponto eletrônico.

O uso de ponto eletrônico nem sequer é permitido pelas regras dos debates de segundo turno: tanto no da Band, como no da Globo.

Descontrolado, o presidente chegou ao ápice de seu despreparo e falta de controle na entrevista coletiva a jornalistas após o debate da Globo. Confrontado com uma de suas mentiras, ele teve de ser retirado às pressas da frente das câmeras por assessores, antes que dissesse ou fizesse algo pior. Nem mesmo a equipe de Bolsonaro confia no que ele é capaz de fazer.

Experiente e inteligente, Lula, por outro lado, expressou-se com clareza e firmeza sobre os principais problemas que hoje afligem o eleitorado brasileiro. Foi o que bastou para que a milícia digital se mexesse para mentir: para justificar a segurança de Lula em suas respostas, inventaram que Lula estaria usando um ponto eletrônico. É mentira, óbvio!

E até um gesto perfeitamente comum foi usado para impulsionar essa narrativa por Fabio Wajngarten, coordenador da campanha bolsonarista e um dos campeões no ranking de mentirosos compulsivos de Brasília.

O que os mentirosos apontam é uma protuberância natural na orelha do ex-presidente e foi até alvo de investigação por agências de checagem. Em outubro, pouco após o primeiro debate do segundo turno das eleições, um vídeo no Kwai insinuava a mesma coisa.

Os jornalistas da agência de notícias internacional AFP tiveram o trabalho de avaliar uma série de fotos da orelha de Lula para verificar essa mentira espalhada pelo gabinete do ódio. Beira o cômico o nível de absurdos que os apoiadores de bolsonaro são capazes de criar pra não falar dos próprios problemas que eles criaram.

Foi utilizada a funcionalidade “lupa” da ferramenta InVID-WeVerify sobre uma foto da AFP feita durante o debate de 16 de outubro de 2022. A constatação: “a mesma protuberância aparece em diversas outras fotos de Lula, feitas em dias anteriores e em diferentes eventos”. Conclusão: Lula não usa ponto eletrônico.

Lula não usa ponto eletrônico
Lula não usa ponto eletrônico

O assunto vem sendo explorado por microinfluenciadores no Tik Tok, inclusive alguns que se autodefine como cristãos.

Ao que tudo indica, esses falsos cristãos desconhece ma vida e as preciosas lições de Jesus Cristo, porque certamente não é cristão mentir e fabricar notícias falseadas sobre ninguém. Inclusive, isso é crime no Brasil. Assim como a difamação.