Previna-se: em tempos de carnaval, não caia em fake news

Compartilhar:

Mesmo sem folia e com todos os cuidados que a pandemia pede, estamos em feriado de carnaval . E nesta época, as milícias digitais bolsonaristas promovem um desfile de mentiras e distorções da realidade. É lógico que o alvo preferencial das fake news são Lula e o governo do PT. É importante se prevenir!

Mas qual a melhor maneira de responder a este ataque de falsas informações? Sugerimos alguns passos para quem quer se imunizar junto com amigos e familiares das fake news distribuídas pelo Gabinete do Ódio :

  1. Quebre o ciclo da mentira: não divulgue as notícias falsas nem para expressar sua indignação.
  2. Para cada mentira, divulgue uma verdade: pode ser uma realização dos governos de Lula e do PT ou um desmentido publicado por uma agência de checagem de fatos
  3. Deixe nítido para amigos e familiares que divulgam fake news que se trata de uma mentira feita para encobrir temas que realmente importam no debate público.
  4. Use nosso pack de figurinhas para Whatsapp ou para Telegram para mostrar de maneira descontraída que o melhor é rasgar a fantasia das fake news e vestir a verdade na hora de debater política.

O Brasil já sabe que Jair Bolsonaro mente sete vezes por dia. Ele e seus seguidores levantam falso testemunho sobre religião, contam vantagem de obras que não fizeram e a todo tempo ameaçam nosso sistema democrático.

Não se contamine no fluxo das notícias falsas. Vamos espalhar a verdade e fortalecer a festa do debate democrático verdadeiro e aberto.