02 de setembro de 2021

Na noite da última quarta (1), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do programa Triangulando, programa de entrevistas comandado por Thelminha Assis, campeã do Big Brother Brasil 20. Também participaram o fundador da Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde, a cantora, atriz e ativista Linn da Quebrada e Gil do Vigor, participante do BBB 21. Thelminha e Gil agradeceram a Lula pelas oportunidades educacionais e sociais que seu governo proporcionou, que permitiram que Thelminha se tornasse médica e que Gil esteja fazendo pós-doutorado em economia.

Descubra quais dessas frases foram proferidas por Gil e quantas saíram da boca de Lula.

1. “A melhor coisa do mundo é viver”. E aí, quem disse isso? O presidente que deixou o governo com 87% de aprovação ou o ex-BBB conhecido por sua alegria?

Acertou quem disse Lula, o político com 75 anos conhecido por sua vitalidade e forma física, que tem tesão de 20 anos!

2. E quem disse “conhecereis a verdade, e ela vos libertará”? Lula, alvo recorrente de fake news bolsonaristas ou Gil do Vigor?

Foi o ex-BB Gil do Vigor, conhecido por sua coerência.

3. Quem disse “fui o primeiro filho de uma mãe com 8 filhos a ter diploma”? O doutor em economia ou o torneiro mecânico?

Foi Lula quem deu a Dona Lindu, sua mãe, a alegria de ser o primeiro filho com diploma primário. Lula receberia ainda o diploma de torneiro mecânico, o diploma de presidente do Brasil e diversos títulos de Doutor Honoris Causa ao redor do mundo.

4. “Nós vamos começar a ser seres humanos ou vamos ser algoritmos?”, disse o influencer Gil do Vigor ou o ex-presidente?

Foi Lula, o presidente ajudou a tirar 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

5. “Quando você dá um dinheiro pro pobre, ele vai comprar, vai consumir”. Quem disse isso, o presidente que colocou o pobre no centro do orçamento e manteve a economia aquecida durante a crise mundial de 2008 ou a celebridade de internet?

Foi Gil do Vigor, o doutor em economia que sabe que a inclusão social é crucial para o desenvolvimento econômico

6. “Vamos esperançar todo dia” é uma frase de Gil Regozijo ou do ex-presidente Lula?

A esperança já venceu o medo uma vez e vai vencer de novo. Foi Lula quem falou a frase.

7. “Economia não é um bicho de 7 cabeças, é algo simples”, disse o presidente sem ensino superior ou Gil?

Essa foi do economista e ex-BBB, conhecido por explicar economia com termos simples e exemplos didáticos.

8. “Se tem uma coisa que eu gosto é conversar”, disse Gil o tagarela ou Lula o político?

Essa foi de Lula, o homem do diálogo, da política e da negociação.

9. Quem é o autor da frase: “eu tô naquelas de pensar que Estado a gente quer”?

Foi Lula, o chefe de Estado.

10. “Acesso a crédito não é só pro rico, é pro pobre poder abrir o negócio dele”, disse o presidente que promoveu a maior inclusão bancária da história ou o ex-BBB?

Mais uma vez, essa foi de Gil, o economista.

Já outras frases ditas durante o programa têm emissário e destinatário certos. “Eu recebi uma carta e nela dizia que eu tinha sido contemplada em 100% para cursar medicina, a PUC. Naquela época, a mensalidade custava R$ 3,5 mil e eu não tinha condição de passar pela porta. Eu entendo que é uma obrigação do estado, não é um favor, mas não tem como não ser grata. Se hoje estou aqui, olhando nos seus olhos, de alguma forma eu recebi uma oportunidade lá atrás”, disse Thelminha para Lula.

A resposta de Lula? “Thelminha, eu que fico gratificado e emocionado vendo pessoas como você e como o Gil chegaram aonde vocês chegaram. O papel do estado é só abrir a porta e dar a oportunidade das pessoas disputarem qualquer coisa neste país”, disse.

Prefere o quizz em gif para mandar para os amigos? Confira aí embaixo: