15 de junho de 2022

Só de pensar que as fake news vão aumentar ainda mais este ano já dá um desânimo, né? A gente sabe que lutar contra o gabinete do ódio e as milícias digitais não é fácil, e estamos aqui pra te dizer que você não está sozinho! Tem MUITA gente trabalhando para divulgar a verdade. O Verdade na Rede, lançado em 14 de março, é uma iniciativa para denunciar fake news, buscar desmentidos e ajudar a espalhar a verdade. Em três meses de projeto, já fizemos muita coisa e você é essencial nessa luta! 

Recebemos 3.578 denúncias, catalogamos 409 desmentidos de agências de checagem e publicamos 231 conteúdos próprios, acessados por 256.000 pessoas. Além disso, abrimos dezenas de processos e tivemos uma série de vitórias judiciais. Combatemos fake news de várias maneiras : ao todo, 130.000 pessoas baixaram no celular as figurinhas e GIFs anti-fake, provando que o combate às fake news se dá nas ruas, nas redes e nos stickers. Vem muito mais por aí!

Vamos seguir juntos em defesa da verdade? Para cada mentira, compartilhe uma verdade. Vamos falar sobre o que realmente interessa na vida das pessoas: sobre os problemas que existem e as soluções que Lula já provou que funcionam. Em vez de reverberar fake news e entrar na pauta da mentira, que só interessa a Bolsonaro e seus apoiadores, vamos mudar a pauta na família, no trabalho, no ponto de ônibus. As pessoas já entenderam que mentira não paga boleto, que a fome não espera e que Bolsonaro não gosta de trabalhar!

Como você pode ajudar? O básico é conferir se você sabe mesmo identificar uma fake news. Também é importante entender como as fábricas de mentiras funcionam (e poder contar para aquele parente mais desavisado que ele está sendo enganado por mentirosos profissionais). E o que fazer ao receber uma fake news? Res-pi-ra. Não reaja, denuncie! Você pode denunciar a mentira que receber no próprio site do Verdade na Rede, preenchendo um formulário simples. Veja o passo a passo no vídeo abaixo:

Daqui até outubro muita gente vai perceber que a coisa mais gostosa é compartilhar verdade  em vez de lorota! A cada fake que você receber, devolva com uma simples verdade. Quer saber como? Basta se tornar um Agente da Verdade, entrando em um dos nossos grupos de whatsapp (não tem briga, vem tranquilo!) para receber nossos conteúdos exclusivos.

O Verdade na Rede também funciona como uma biblioteca de fake news (afinal, um dia tudo isso vai ficar no passado!). Acessando www.lula.com.br/verdadenarede é possível buscar os principais desmentidos de notícias mentirosas sobre Lula e o PT, produzidos por agências de checagens. Basta colocar um termo no campo de buscas e ver os resultados.

Ufa! Bastante coisa, né? A gente gosta: a verdade aquece o coração e faz sorrir. Afinal, temos um país para reconstruir. Vamos junt❤️s pela Verdade. Que bom que você está com a gente!