As mentiras bolsonaristas não estão somente nas redes, mas também nas ruas. E estão sendo combatidas lá também! A Justiça Eleitoral mineira acaba de fazer uma apreensão de panfletos com fake news contra Lula em um comitê de Bolsonaro. O TRE-MG determinou a apreensão do material encontrado no bairro Prado, em Belo Horizonte, e também a retirada de um outdoor irregular na fachada do espaço. Isso é crime eleitoral.
Aqui no Verdade na Rede, recebemos diariamente denúncias de fake news nas redes sociais mas, muitas vezes, são fotos de panfletos com fake news, como nesse caso. As peças apreendidas pelo TRE traziam acusações FALSAS de que o ex-presidente Lula teria envolvimento com “práticas imorais com crianças e animais”, “apoio à criminalidade” e “lavagem e roubo de dinheiro público”.
O festival de fake news, já desmentidas diversas vezes, incluía “perseguição a igrejas e aos cristãos” (mentira criada para enganar evangélicos), Lula ser “a favor do aborto” (não é) e “ideologia de gênero” (que nem sequer existe). “É cabível a intervenção desta justiça especializada para coibir a divulgação de notícias falsas”, afirmou a juíza responsável pelo caso.
O combate à mentira nesse segundo turno é uma batalha muito desafiadora porque, se de um lado temos GENTE de verdade fazendo campanha e denunciando fake news, do outro temos a máquina de desinformação bolsonarista criando e espalhando mentiras. Porém, somente um lado tem o que realmente define essa luta: A VERDADE!
O recolhimento de panfletos com fake news em comitê de Bolsonaro confirma que eles não têm propostas, só mentiras
É com a verdade que nós já conseguimos reverter diversas mentiras em seu nascimento. Foi assim, por exemplo, quando desvendamos a farsa da explosão da balsa, que era uma balsa vazia de garimpo que o bolsonarismo tentou inventar que tinha gente dentro. Tivemos muitas vitórias.
Também foi assim quando, novamente graças a denúncias, conseguimos impedir o espalhamento da mentira de que uma pessoa teria sido furtada em um comício de Lula no primeiro turno. Na verdade, a equipe de Lula tinha pegado o celular para ajudar a pessoa a ter sua foto com Lula e em seguida devolveu o celular. É que o bolsonarismo parece não conhecer a gentileza, nem a verdade.
O recolhimento de panfletos com fake news em comitê de Bolsonaro confirma, também, que eles estão desesperados com a perspectiva de perder as eleições. Essa é uma vitória importante e divulgá-la também é importante, para que mais pessoas saibam como o bolsonarismo atua: mentindo, enganando e infringindo leis.
No último dia 24, o deputado federal Paulo Guedes, do PT de Minas Gerais, publicou no Twitter um vídeo que flagra a fábrica de fake news do bolsonarismo. Trata-se de uma gráfica em Montes Claros, norte do estado, que imprimia milhares de panfletos com o mesmo teor dos que foram apreendidos em Belo Horizonte. Polícia e Ministério Público foram acionados. Não sairão impunes.
A verdade vencerá! O recolhimento de panfletos com fake news em comitê de Bolsonaro confirma, também, que os bolsonaristas estão desesperados com a perspectiva de perder as eleições. Se o governo Bolsonaro tivesse realizações positivas para mostrar, talvez a disputa fosse diferente. Mas o Brasil sofre, há 3 anos e meio, com a incompetência, o desprezo pela vida e a volta da fome.
Nos últimos meses, medidas eleitoreiras foram tomadas para mostrar uma suposta “preocupação” de Bolsonaro com quem mais sofre nesse país. Mas o povo não é bobo. Lula venceu o primeiro turno e vencerá o segundo! Mostre esse vídeo e converse sobre isso com seus familiares e amigos. É com diálogo e muito empenho para conquistar votos de indecisos que vamos vencer e reconstruir o Brasil!