5 curiosidades sobre o Lula que você quer saber para do debate da Globo

A gente responde as principais dúvidas procuradas no Google sobre o ex-presidente no dia do último debate presidencial

Compartilhar:

Hoje é dia de ver Lula falar sobre as propostas que vão fazer o Brasil voltar a sorrir no debate da Globo! Nesta quinta-feira (29), às 22h30, acontece o último debate entre os presidenciáveis antes do primeiro turno das eleições. Muita gente correu ao Google para descobrir curiosidades sobre Lula antes de assistir ao debate da Globo: Quantos anos o Lula tem? Quanto tempo o Lula ficou preso? Quando o Lula foi presidente? Em que anos Lula foi presidente? O que Lula fez pelo Brasil? A gente responde agora!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já confirmou presença e está preparado e bem disposto para apresentar suas propostas e conversar frente a frente com o povo brasileiro para provar porque é o melhor presidente que o Brasil já teve o mais indicado para voltar e fazer ainda melhor.

Quantos anos o Lula tem?

Muita gente se pergunta quantos anos o Lula tem. A resposta é: ele tem 76 anos. Ele nasceu em 27 de outubro de 1945, no interior de Pernambuco, em Caetés, que na época era distrito de Garanhuns. Lula é o sétimo dos 8 filhos de Dona Lindu e Seu Aristides. 

Uma curiosidade: Lula tem duas datas de aniversário. Ele só foi registrado anos mais tarde e acabou com uma data de nascimento diferente no documento: 6 de outubro.

Quantos anos o Lula tem?

Quem contou a história é Frei Chico, irmão 3 anos mais velho que Lula e que também tem a data de nascimento anotada errada em seus documentos:

“Um dia minha mãe foi ao cartório em Santos registrar os filhos. Levou anotadas todas as datas e os nomes. Mas acredito que ficou intimidada pela atitude da escrivã, que sugeriu mudar o nome da minha irmã, ali, na hora, de Sebastiana para Ruth, seu próprio nome em sua “homenagem”, e ela acabou se atrapalhando com tantas datas”, relatou.

Quanto tempo o Lula ficou preso?

Outra pergunta comum diz respeito a quanto tempo o Lula ficou preso. Ele ficou preso injustamente por 580 dias na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Sempre acreditou na Justiça e jamais aceitou trocar sua dignidade por sua liberdade. Lula cumpriu com dignidade uma prisão política, que o tirou da disputa pela presidência na eleição de 2018. Prisão determinada por um juiz que veio a ser declarado incompetente e parcial e abriu caminho para Jair Bolsonaro vencer a eleição.

Ele foi vítima de uma perseguição jurídica e midiática, teve sua vida e de sua família virada do avesso sem que qualquer prova tivesse sido encontrada. 

Quanto tempo o Lula ficou preso?

O ex-presidente acumula 26 vitórias judiciais em absolutamente todos os processos que eram movidos contra ele. A inocência de Lula está mais do que atestada. Tanto a Justiça brasileira quanto o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluíram que o ex-presidente foi vítima de julgamento parcial e teve violados seus direitos políticos, civis e à privacidade. Lula foi inocentado e está livre porque, finalmente, a Justiça foi feita.

Quando o Lula foi presidente?

O Brasil escolheu Lula, um ex-metalúrgico e ex-sindicalista, para presidente da República por duas vezes e está prestes a escolher pela terceira vez. Ele governou o país em dois mandatos: de 2003 a 2006 e de 2007 a 2011.

Antes disso, já havia se candidatado 1989, 1994 e 1998. Em 1986, Lula foi o deputado federal mais votado do Brasil, com 650.134 votos. O ex-presidente foi um dos três deputados constituintes a apresentar a proposta de emendas populares à Constituição, assinadas por no mínimo 30 mil cidadãos. Foram entregues 122 propostas populares, das quais 83 cumpriram os requisitos regimentais.

Quando o Lula foi presidente?

Em que anos Lula foi presidente?

Lula foi presidente de 2003 a 2006 e de 2007 a 2011. Nas eleições de 2002, aos 57 anos, foi eleito presidente com mais de 61,3% dos votos válidos no segundo turno. Foi o primeiro candidato de esquerda a vencer uma eleição presidencial no Brasil. Em 2006, foi reeleito, com 60,83% dos votos válidos.

Em que anos Lula foi presidente?

Lula deixou a presidência em 2010, com recorde de popularidade: 80%. O governo Lula teve a maior aprovação da história do país: 87% dos brasileiros consideravam o governo bom ou ótimo, em 2010.

O que Lula fez pelo Brasil?

O que Lula fez de bom pelo Brasil é uma lista de feitos que entrou para a história da nossa democracia. Lula, ao longo de seus dois mandatos, tirou 24 milhões de brasileiros da extrema pobreza. Ele implementou o maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, premiado internacionalmente e modelo para programas em outros 20 países. O Brasil foi o país que mais avançou no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pnud entre 2009 e 2010. O país avançou 4 posições, com redução das desigualdades regionais.

O ex-presidente transformou a política de valorização do salário mínimo em lei. Entre 2002 e 2010, o aumento real do salário mínimo foi de 53,67%. Com o Minha Casa Minha vida, foram contratadas 1,3 milhão de habitações até 2010.

Foi também o Lula o presidente que mais investiu em educação. Entre 2000 e 2010, o número de pessoas com ensino superior completo mais do que dobrou, passando de 5,9 milhões para 13,5 milhões. Ele criou o Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2005, criando bolsas em faculdades particulares para alunos de baixa renda em troca de benefícios fiscais. Até 2012, mais de 2 milhões de alunos haviam sido beneficiados por bolsas do Prouni e do Fies.

A classe média ascendeu nos governos Lula. Entre 2003 e 2010, 32 milhões de brasileiros saíram da pobreza e entraram na classe média. No ano de 2008, pela primeira vez, a maior parte da população pertencia à classe C, graças à diminuição das classes D e E.

Todas essas políticas implementadas por Lula foram responsáveis por retirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU, em 2014, na gestão da presidenta Dilma Rousseff.

Agora você já sabe que Lula 13 é a melhor e única opção para reconstruir o Brasil. Com Lula 13, no dia 2 de outubro, o sonho da casa própria vai se tornar realidade novamente, o emprego de qualidade com salário justo virá, o fim da fome se avizinha e a possibilidade de sonhar novos sonhos está bem à frente.