20 de setembro de 2018

Na noite desta quinta-feira (20/09), Fernando Haddad (PT) participa de debate entre presidenciáveis na TV Aparecida. Em sua primeira fala, Haddad repetiu o que fez em sua entrevista no Jornal Nacional e deu boa noite ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, injustamente impedido de participar das eleições como candidato.

Na temática da ética na política, Haddad falou sobre dois pilares centrais: fortalecimento dos mecanismos de combate à corrupção – o que foi realizado pelo PT ao longo de seus 12 anos de mandato e promoção de oportunidades para a população mais pobre.

“Eu vejo essa questão da ética na política a partir de dois pontos de vistas. O primeiro é fortalecer todas as instituições que combatem a corrupção no Estado sem referência partidária, sem identidade religiosa, política, de nenhuma natureza. Individualizar aqueles que cometeram atos ilícitos e punir exemplarmente. Com uma controladoria forte, com uma polícia forte, com um Ministério Público forte e com uma justiça forte e apartidária. É foi isso que nós procuramos fazer durante todos os anos que governamos o país. E isso é dito por essas instituições. Nós não podemos enfrentar a corrupção a não ser fortalecendo as instituições doa a quem doer. O segundo aspecto a ética na política é favorecer os mais pobres e fazer programas que atendam a juventude, que faça a juventude a chegar as escolas, as universidades, as escolas técnicas , médico para quem não tem, remédio para quem não tem, casa para quem não tem. Os programas sociais desenvolvidos ao logo dos 12 anos de governo foram muito exitosos no sentido de oferecer dignidade. Portanto, nós vamos fazer o dinheiro chegar ao pobre e combater a corrupção por meio do fortalecimento das instituições”, disse.

Legado:

Nos governos do PT, a  Controladoria Geral da União atingiu status de ministério,  a Polícia Federal foi fortalecida, a autonomia do Ministério Público foi central e foram criados o Portal da Transparência e Lei de Acesso à Informação. A transparência foi uma das grandes bandeiras dos governos do PT.

Nunca antes as instituições de defesa do Estado foram tão estruturadas e fortalecidas. os nossos governos, a Polícia Federal e o Ministério Público foram fortalecidos e ganharam independência. Acabamos com a figura do Engavetador Geral da União, e criamos mecanismos de controle interno que viraram modelos internacionais, como a Controladoria Geral da União e o Portal da Transparência.

Os governos do PT foram responsáveis por uma verdadeira revolução na educação superior: as matrículas no ensino superior saltaram de 3 milhões em 2002 para 8 milhões em 2016. São 2,55 milhões de beneficiados apenas pelo Prouni. Também foram Lula e Dilma que fizeram o maior programa habitacional da história do Brasil, o Minha Casa Minha Vida. O PT criou o maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, 36 milhões de pessoas saíram da pobreza e o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU.

Plano de governo: 

Lula sempre lutou e Haddad  continuará lutando pela Reforma Política com Participação Popular. Quanto mais forte for a participação do povo, a transparência nas relações dos partidos e instituições políticas e do Estado com a população, e o caráter público do financiamento do sistema político.

Vamos aperfeiçoar as leis e procedimentos que garantam cada vez maior transparência e prevenção à corrupção, bem como aprimorar os mecanismos de gestão e as boas práticas regulatórias dos órgãos públicos. Enfrentar a corrupção exige combate permanente à impunidade de corruptores e corruptos e enfrentar uma cultura histórica de apropriação do público pelos interesses privados, como os governos Lula e Dilma vinham fazendo, com medidas de fortalecimento dos órgãos de controle e de maior transparência da gestão pública. No entanto, a pauta do combate à corrupção não pode servir à criminalização da política: ela não legitima a adoção de julgamentos de exceção, o atropelamento dos direitos e garantias fundamentais ou a imposição de uma agenda programática que visa privatizar os serviços e o patrimônio público.

Confira a cobertura do Lula.com.br sobre o Haddad no #DebateAparecida

#DebateAparecida: Reforma Tributária e Imposto de Renda Justo

#DebateTVAparecida: Reforma Trabalhista e Teto de Gastos

#DebateAparecida: combate à violência

#DebateTvAparecida: programas sociais e fortalecimento das famílias

#DebateAparecida Saúde Básica e acesso a medicamentos: governos do PT mostram o que fizeram

#DebateAparecida: Imigração e tolerância

#DebateAparecida: feminicídio e políticas para mulheres

Haddad no Debate da TV Aparecida: Ética na Política